segunda-feira, 27 de novembro de 2006

Consulta do Viajante

21/11/2006 - 16h
Hospital de S. João - Serviço de Doenças Infecciosas.
À primeira vista o espaço assusta, mas é também aqui que temos acesso à "Consulta do Viajante", consulta esta recomendada, mas não obrigatória para destinos exóticos como o Quénia/Tanzânia. Embora as regras digam que a "Consulta do Viajante" deva ser feita a apenas 2 meses antes da dita, optamos por antecipar e confirmar desde já a actualização do nosso boletim clínico.


Foi mais um passo na preparação da viagem. Para aquilo que queremos fazer, ficamos a saber que vamos ter de tomar vacinas para: Hepatite A, Hepatite B, Febre Amarela e Malária. Levamos ainda no bolso kit de emergência para diarreias com e sem febre e comprimidos para aliviar os efeitos da altitude (em inglês: DIAMOX).

Esta consulta, além da profilaxia das vacinas reveste-se de um forte dose de aconselhamento e, como tal, o papel do/a médico/a é um tanto ou quanto alarmista, o que nos deixa um tanto ou quanto apreensivos face aos perigos que potencialmente iremos estar expostos. Apesar disso, gostei dos 30 min lá passados, por partilhar e ouvir desejos e receios. Outra boa surpresa foram os conselhos para altitude. A Dra Cândida e a Dra Sofia (estagiária) foram excelentes no aconselhamento também a este nível.

Consultas
Hospital S. João, Porto (serviço de doenças infecciosas)
tel.: 225 512 100/200

Vacinas
Centro de Saúde de Guindais - Porto
tel.: 222 002 540
asbatalha@srsporto.min-saude.pt

2 comentários:

Anónimo disse...

Parece que o viagra funciona também para minimizar os efeitos da altitude eheheheh
Quem diria...

Ju disse...

Ainda bem que já não têm que tomar a vacina da cólera, era bem "braba" tal vacina, ficava a doer o braço um dia inteiro! Argh! Era vacina viva!