segunda-feira, 22 de janeiro de 2007

Caminhada 03 - Serra d'Aire e Candeeiros

O trilho desta semana ficou marcado pelo fim de vida inglório da minha máquina fotográfica. Já se tinha queixado aqui e ali (a idade não perdoa), mas este Domingo, nem uma foto quis registar! Restaram o telemóvel e os olhos, que se deleitaram com a beleza árida do Maciço Estremenho da Serra d'Aire e Candeeiros.
Foram cerca de 30Km de carro, desde Leiria até Alcaria. Desta feita, a nossa caminhada foi a dois. A alvorada (às 8h30), no dia pós-casamento, foi difícil, mas a manhã, mais uma vez, estava inspiradora e límpida. Esta Serra é curiosa, não é muito alta, os acidentes de terreno são suaves, mas a imensidão perante a vista dão-lhe uma imponência e beleza únicas!
Saímos então de Alcaria em direcção à Fórnea, que é um estranho fenómeno geológico que dá a ilusão de ser um anfiteatro natural. Assemelha-se a um enorme abatimento da crosta terrestre começando em Chão das Pias e descendo até Alcaria. As erosões provocadas pelas chuvas e pelas águas nascentes criaram um cenário natural impressionante. O trilho está bem marcado, com a sinalização internacional e eu escolhi-o por ser um dos percursos do livro ali nas redondezas de Leiria. Eu, sem me aperceber, decidi fazê-lo ao contrário. Cruzamo-nos logo de início com um rebanho de cabras/cabritas/ovelhas, onde 2 delas, nos queriam comer os atacadores das botas e uns donos muito simpáticos. A pedragrega estava cheia de sono e o ritmo inicial foi lento mas, por isso, descontraído. A paisagem é fantástica e queremos cá voltar! Depois de vencidos os 300m de desnível, chegamos à parte de trás do Cabeço da Fórnea, na encosta de Chão das Pias. Este planalto é inesperado, com imensos muros alinhadíssimos de pedra calcária a delimitar terrenos e área de pasto. Curiosidade, vimos um rebalho de cabras com 2 patas amarradas por uma corda de comprimento inelástico igual à distância entre as 2, a da frente e a de trás - assim conseguem pastar, mas nunca vão conseguir saltar o metro e meio de altura dos muros, pura inovação pastorícia. Pela carta militar estamos mesmo mesmo a enxergar o anfiteatro da Fórnea. Sustem-se a respiração, avança-se com a curiosidade provocada pelo vazio do que ali estará e... uau! Que espectáculo. Anfiteatro autêntico. Paramos para comer o bolo da Barosa, oferecido pela noiva, e fruir a paisagem. Está um vento frio aqui nos 500m de altitude e ainda bem que trouxemos os gorros. 20 min depois, tentamos então descobrir o caminho até lá ao fundo. Não foi fácil, ainda tivemos que andar uns bons 40min a corta-mato. Apanhamos uma ladeira de seixos e rapidamente chegamos ao centro do anfiteatro que daqui de baixo ainda mais imponência dá às redondezas. Cá de baixo parece impossível subir. Passados 30min estamos novamente em Alcaria.
Distância: 9 Km
Duração: 3h
Subida acumulada: 340m
"Caminhada 03" half done

Próxima caminhada: "Caminhada 04 - Serra da Peneda, Gerês", 27.Jan 2007 (Sáb.). Quem vem connosco?

2 comentários:

anabela coutinho disse...

Ola Paulo !
De x em qd consulto o teu blog e vou acompanhando os "treinos". Mas essas caminhadas de 9km, 16km ... chegam para preparar essa grande aventura ? Nao que ache facil pq para mim 9 km ja eh uma maratona e com 300 m de desnivel morro sufocada umas 20 vezes...e ja nem falo em enfrentar o frio, a neve, o vento gelado. Haja coragem ! Pasmo de admiracao por quem ousa tamanha aventura. Como coragem, entusiasmo,paixao vcs ja tem so vos desejo muita sorte.
Alguem muito nosso conhecido deve estar cansada de dizer "sao tolos, estamos no fim do mundo".
bjs aos dois
@nabela

PV disse...

Tia, as caminhadas são apenas e só parte do programa total treino. É verdade que têm sido modestas, principalmente esta última, mas como dizem aqui uns bacanos, uma das componentes essenciais do treino é moldá-lo à nossa vida social e, claro nem sempre é fácil. Depois de um casamento farto, não conseguimos melhor que esta última.
Junto com as caminhadas, estamos a fazer durante a semana: spinning e treino específico de ginásio para pernas, costas e glúteos, uhuuhu ;) e deixamos pura e simplesmente de usar elevador, é regra: sempre pelas escadas.
Sabemos que o desafio é grande, mas tenho um pressentimento que a forma física não nos vai atrapalhar, mas já a altitude... não sei não, e isso, só estando lá e resistindo ao desconforto de todos os sintomas que vão aparecer.
Beijos para vcs tb ;)