segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Miradouros

Curioso! Ontem falei do olfato e hoje fiquei com a impressão que o Tiago sentiu a falta do cheiro da mãe! Será possível? Parece-me que sim. E aí rendo-me. Não há pai que consiga dar ao bebé o conforto do cheiro da mãe. Pode ter tudo, mas isso não. Lá está, a natureza exímia, a dotar a um ser tão inocente com uma destreza cirúrgica de distinguir a mãe sem dúvida alguma. Para o pai, a única esperança é que o seu cheiro, embora incomparavelmente menos atraente, possa um dia trazer à sua memória recordações tão reconfortantes como o da mãe. A ver se este mês serve também para esse exercício !

Agora hoje gosto... gosto de miradouros. Esses lugares priveligiados que permitem contemplar a imensidão do horizonte. O trono onde qualquer um pode ser rei. A ponta do indicador de uma montanha em bicos de pés. A vigia atenta de uma falésia. O pódio olímpico de um montanheiro. O retiro romântico de namorados num pôr-do-sol melancólico. Sinto-me bem num miradouro. Gosto da certeza que me garante. No topo de uma montanha, a soberania do lugar. Numa falésia, a fronteira abrupta do solo firme. Lembro-me de alguns, o castelo de Arnoia em Celorico, o alto da Penha em Guimarães, a Senhora da Graça em Mondim (soberbo), a Frecha da Mizarela em Arouca, o Cabo Girão na Madeira, Santa Luzia em Lisboa, serra do Pilar em Gaia ou até os jardins do palácio Rosa Mota aqui no Porto. Mas os miradouros mais incríveis, para mim, são mesmo o topo das montanhas. Associado a tudo a resto, a sensação de conquista de quem lá chega e a recompensa do 360º, estando lá, são indescritíveis. O topo do Kilimanjaro é sublime, o "piquinho" do Pico nos Açores é deslumbrante, até a Torre da Serra da Estrela é peculiar e merece ser conquistada. Este verão estivemos com o Tiago em S. Miguel. De carro ainda, três miradouros incríveis, do menu imenso que os Açores oferecem: vista do rei sobre as sete cidades,  pico do ferro sobre as furnas e lagoa homónima e miradouro sobre a lagoa do fogo! Gosto, gosto muito de miradouros!


Miradouro da Lagoa de Sete cidades (Vista do Rei)

Miradouro da Lagoa do Fogo

Miradouro da Lagoa das Furnas (Pico do Ferro)


1 comentário:

Anónimo disse...

Terrific work! This is the type of information that should be shared around the web. Shame on the search engines for not positioning this post higher!